24 de outubro de 2022 - 09:16

Rishi Sunak é eleito novo primeiro-ministro do Reino Unido

Sunak será o terceiro premiê em menos de dois meses, e terá como tarefa recuperar a estabilidade econômica e política do país.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução / Internet

Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças, será o novo primeiro-ministro do Reino Unido, após sua única adversária, Penny Mordaunt, anunciar que desistiu de concorrer. Ele fará um pronunciamento oficial hoje (24) e deve tomar posse ainda nesta semana. Sunak será o terceiro premiê em menos de dois meses, e terá como tarefa recuperar a estabilidade econômica e política do país.

O político de 42 anos herda o cargo de Liz Truss, que ocupou a posição por menos de 45 dias e renunciou após um pacote fiscal controverso causar agitação nos mercados.

O novo chefe de governo, que é multimilionário e já foi executivo do setor bancário, deve anunciar cortes de gastos para tentar reconstruir a reputação fiscal do Reino Unido, que escorrega para uma recessão, puxado pela disparada dos preços da energia e dos alimentos.

Sunak nasceu no Reino Unido, mas é filho de imigrantes indianos, e é o primeiro líder do país que não é branco. Ele terá como desafio buscar unidade entre os conservadores, o que não se vê desde o Brexit, e enfrentar a disparada do custo de vida, com a maior alta da inflação dos últimos 42 anos.

Inicialmente, a previsão era a de que o resultado da disputa seria anunciado na próxima sexta-feira (28), mas o partido tem pressa para mostrar uma frente unida ao país.

O futuro da legenda vai depender do desempenho do novo premiê, já que eleições gerais estão previstas, em princípio, para 2024.

Johnson, um dos favoritos para a disputa, admitiu que não poderia mais unir o partido após um dos períodos mais turbulentos da história política britânica e não chegou a se candidatar.

A outra possível concorrente era Penny Mordaunt, líder da Câmara dos Comuns do Parlamento, mas ela não conseguiu o mínimo de 100 apoiadores que era necessário e retirou sua candidatura minutos antes do anúncio.

Ao vivo