02 de março de 2022 - 09:52

Biden fecha espaço aéreo americano para Rússia e diz que EUA só lutarão por aliados da Otan

De acordo com o presidente americano, foram mobilizadas forças terrestres americanas, esquadrões aéreos e desdobramentos de navios.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou n anoite de ontem (01) em seu primeiro discurso sobre o Estado da União, o fechamento do espaço aéreo do país para a Rússia. Biden defendeu a importância da diplomacia americana e da aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), formada pelos EUA e mais 29 países.

Segundo Biden, as forças dos EUA não estão indo à Europa para lutar na guerra da Ucrânia, mas sim defender os aliados da Otan, caso o presidente russo, Vladimir Putin, decida avançar para o Oeste.

O presidente disse que Putin está isolado e que “mal sabe o que está por vir”.  De acordo com o presidente americano, foram mobilizadas forças terrestres americanas, esquadrões aéreos e desdobramentos de navios.

O presidente americano disse ainda que o Departamento de Justiça dos EUA vai investigar e punir oligarcas russos envolvidos em atividades criminosas.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 136 pessoas, entre elas 13 crianças, já morreram na ucrânia desde a última quinta-feira (24). Além disso, outros 400 civis já ficaram feridos em meio ao conflito.

Ao vivo