21 de fevereiro de 2022 - 09:22

Ucrânia: Macron diz que Putin e Biden aceitaram nova proposta de reunião

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov foi mais cauteloso e disse que organizar reuniões de cúpulas neste momento ainda é prematuro.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Foto: Doug Mills

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordaram hoje (21), em princípio, em realizar uma cúpula sobre a crise na Ucrânia.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que a reunião deverá acontecer depois que o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o Ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, se encontrarem na próxima quinta-feira (24).

Em comunicado, o governo francês disse que Macron sugeriu aos dois líderes uma cúpula sobre “segurança e estabilidade estratégica na Europa”. O chefe do Executivo da França irá ajudar a preparar o conteúdo das discussões.

O anúncio —divulgado após uma série de telefonemas entre Macron e líderes de ambos os lados do Atlântico— ocorre após uma semana de tensões intensificadas estimuladas pelo acúmulo militar da Rússia na fronteira ucraniana.

O governo russo foi bem mais cauteloso ao comentar a possível reunião entre Putin e Biden. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, há um entendimento sobre o fato de ter que continuar o diálogo entre os ministros das Relações Exteriores dos dois países.

Ainda de acordo com Peskov, falar sobre planos concretos para organizar reuniões de cúpulas é prematuro. Uma reunião é possível caso os chefes de Estado a considerem útil”, acrescentou, antes de afirmar que Biden e Putin sempre têm a possibilidade de conversar “por telefone ou de outra maneira, quando necessário”.

Ao vivo