07 de julho de 2022 - 09:39

Após escândalos, Boris Johnson renuncia e deixa cargo de primeiro ministro do Reino unido

Desde a última sexta-feira (01), o premiê britânico vinha sofrendo fortes pressões para deixar o posto.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, renunciou hoje (07) à liderança do Partido Conservador e, por consequência, deixará o cargo de primeiro-ministro, ficando como interino até que um novo premiê seja escolhido.

Desde a última sexta-feira (01), o premiê britânico vinha passando por mais uma crise no seu governo e sofria fortes pressões para deixar seu posto.

Nesta terça-feira (05), um ex-funcionário graduado do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido acusou o gabinete do primeiro-ministro de mentir sobre um funcionário do partido conservador com um histórico de acusações de abuso. Foi dito que Johnson sabia da má-conduta antes de nomear Chris Pincher ao cargo.

Em decorrência dessa crise de confiança, mais de 50 membros do partido e do governo de Johnson pediram para deixar os cargos, incluindo alguns de seus principais ministros.

Anteriormente, o primeiro-ministro britânico já havia passado por uma votação de desconfiança, da qual saiu vitorioso. Naquele momento, a crise havia se instalado devido às festas realizadas na sede de governo durante a fase de isolamento da pandemia.

A secretária britânica das Relações Exteriores, Liz Truss, disse que Boris Johnson agiu corretamente ao renunciar. Segundo ela, o país agora precisa de calma e unidade para continuar governando enquanto se encontra um novo líder.

Ao vivo