07 de agosto de 2020 - 10:34

IBGE: 3 milhões deixaram de contribuir para a Previdência

A redução do número de contribuintes ocorre em meio à pandemia de coronavírus, que tem provocado a eliminação de postos de trabalho no país.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Reprodução

Em 3 meses, mais de 3 milhões brasileiros deixaram de contribuir para a Previdência Social, apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgada ontem (06) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados referentes ao 2º trimestre.

Segundo o IBGE, o número de trabalhadores que contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encolheu de 58 milhões no trimestre encerrado em março para 55 milhões – é menor patamar desde meados de 2012.

A redução do número de contribuintes ocorre em meio à pandemia de coronavírus, que tem provocado a eliminação de postos de trabalho no país e um encolhimento recorde no número de brasileiros ocupados.

Em 3 meses, 9 milhões de brasileiros ficaram sem trabalho no país. O número de pessoas ocupadas no Brasil teve redução recorde de 9,6% em relação ao trimestre encerrado em março, somando 83,5 milhões de pessoas, menor nível da série histórica iniciada em 2012.

Ao vivo