27 de setembro de 2022 - 09:04

Governo edita decreto e altera regras para concursos públicos

As mudanças não modificam os processos seletivos em vigor, mas devem ser observadas por autoridades que formulam os editais.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Foto Adenilson Nunes / Secom Local Av. Prof. Pinto de Aguiar, Pituaçu

O presidente Jair Bolsonaro alterou os critérios de reprovação em concursos públicos e as regras relacionadas à prorrogação de prazo. O Decreto foi publicado na edição de hoje (27) do Diário Oficial da União.

Agora, os organizadores dos concursos poderão alterar os critérios de reprovação automática por má colocação no caso de processos seletivos em duas etapas, como quando o curso de formação é parte integrante do concurso.

O decreto também dispensa a necessidade de autorização do ministro da Economia para a prorrogação da validade de concursos públicos em geral.

Em nota, a assessoria de comunicação do governo, ressaltou que as mudanças não modificam os processos seletivos em vigor, mas devem ser observadas por autoridades que formulam os editais.

O governo disse que espera que com a medida seja possível racionalizar o aproveitamento de candidatos em concursos públicos com curso de formação, em especial os envolvendo pessoal da Polícia Federal e Pessoal da Polícia Rodoviária Federal.

As novas regras entraram em vigor a partir de hoje.

Ao vivo