10 de julho de 2021 - 10:16

EUA enviarão agentes do FBI, vacinas e US$ 5 milhões ao Haiti

O país caribenho enfrenta a ação de gangues pelas ruas e ainda não começou uma campanha de vacinação contra a covid-19.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Reprodução

Os Estados Unidos enviarão agentes do FBI e do Departamento de Segurança Interna ao Haiti para auxiliar na investigação do assassinato do presidente Jovenel Moise.

Washington também enviará ao Haiti vacinas contra covid-19 e um pacote de ajuda de 5 milhões de dólares, cerca de R$ 26 milhões, para ajudar a polícia nacional no combate à violência de gangues.

O Haiti é único país do hemisfério ocidental sem vacinas contra Covida-19. O governo haitiano inicialmente recusou o imunizante da AstraZeneca oferecido pela Covax Facility e quando finalmente concordou em receber as doses, já não havia disponibilidade.

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, os EUA se preparam para enviar as vacinas contra covid-19 ao Haiti “já na próxima semana”, embora a data dependa da reabertura do aeroporto de Porto Príncipe, que foi fechado na quarta-feira, horas após o assassinato.

Segundo a polícia haitiana, o assassinato de Moise foi cometido por um comando composto por 28 pessoas, das quais 26 são de nacionalidade colombiana e outras duas são americanas de origem haitiana.

Ao vivo