25 de agosto de 2021 - 09:30

Gabriel Bandeira conquista primeiro ouro do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio

O nadador, que é atleta do Praia Clube de Uberlândia, venceu os 100m borboleta da classe S14, que foi incluída pela primeira vez no megaevento.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Reprodução / Comitê Paralímpico Brasileiro

O jovem Gabriel Bandeira, de 21 anos, conquistou na manhã de hoje (25) no Centro Aquático de Tóquio o primeiro ouro do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio. O nadador, que é atleta do Praia Clube de Uberlândia, venceu os 100m borboleta da classe S14, que foi incluída pela primeira vez no megaevento. Ele bateu a marca de 54s76, novo recorde da competição.

O paulista, natural de Indaiatuba (SP), deixou na segunda posição o britânico Reece Dunn, que é o atual recordista mundial, e na terceira o australiano Benjamin Hance.

Gabriel Bandeira começou a disputar a natação paralímpica em fevereiro do ano passado, num evento em Brasília. Conquistou seis medalhas de ouro, com quatro quebras de recordes brasileiros. A primeira competição internacional dele foi apenas neste ano. Gabriel, cujo apelido é Bill, tem deficiência intelectual e déficit de atenção. Agora, ele terá outras cinco chances de medalha em Tóquio.

Ao vivo