08 de junho de 2020 - 10:02

CBF elabora guia médico para orientar retorno do futebol

O documento foi elaborado por uma comissão médica especial e seguiu orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Reprodução

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou neste fim de semana um “Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro”. O documento foi elaborado por uma comissão médica especial e seguiu orientações da Organização Mundial da Saúde, OMS, do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Médica Brasileira.

O documento reforça a importância dos clubes seguirem medidas preventivas, como lavar as mãos, não cumprimentar pessoas tocando-as, não cuspir em campo, usar máscaras quando não estiverem em atividade nos campos, limpar com mais frequências equipamentos usado nas atividades, entre outras.

Quanto a retomada das atividades, a CBF definiu cinco fases: preliminar, de treinamentos individuais ou em pequenos grupos, de treinamentos coletivos, de competições e de acompanhamento.

Sobre o retorno das competições, que corresponde à quarta fase, o documento afirma que “a dinâmica da epidemia certamente influenciará no período de treinamento mínimo necessário para um retorno seguro às competições. Ajustes na tabela de jogos podem ser necessários para acomodação das datas disponíveis para a disputa das partidas”.

Todas as partidas serão realizadas sem a presença de público e a participação de imprensa deve ser organizada previamente em reunião por videoconferência com a participação da CBF.

Ao vivo