21 de novembro de 2023 - 10:32

Shakira concorda em pagar multa de R$ 39 milhões e evita julgamento por fraude fiscal

Por Flávio Max Da Silva - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 5 meses

Foto: Reprodução / Internet

Em um julgamento que, a princípio, duraria pelo menos duas semanas, a cantora colombiana Shakira decidiu aceitar uma proposta de acordo feita pelo Ministério Público espanhol, reconhecendo as acusações de fraude fiscal que vinham sendo feitas a seu respeito.

A sentença foi lida ontem (20), em Barcelona, na Espanha, onde Shakira morou parte dos últimos 11 anos em virtude do casamento que tinha com o jogador Gerard Piqué.

Com a reviravolta, ela teve os 8 anos de prisão propostos pelo fisco reduzidos e foi condenada a apenas três (que não vai cumprir), além do pagamento de uma multa de 7,3 milhões de Euros, cerca de R$ 39 milhões.

Shakira nega que soubesse como suas finanças vinham sendo conduzidas durante o período e defendeu que passou a maior parte dos anos fora da Espanha, em virtude da carreira. Atualmente, a estrela mora em Miami com os dois filhos, Milan e Sasha, além dos pais, William e Nidia.

Foto: Reprodução / Internet

Estavam previstas para o julgamento a presença de 117 testemunhas, entre as quais prestadores de serviço e profissionais que trabalhavam com a cantora durante os anos em que esteve na capital catalã, além de figuras como o CEO da gravadora Sony Music, Afo Verde, e seu ex-marido, o publicitário e empresário argentino Antonio de la Rúa.

Em nota, divulgada pelo jornal El País, Shakira afirmou que a necessidade de evitar a exposição pública e minimizar o risco de prisão foi o que a levou a aceitar o pacto.

“Tenho que escolher minhas batalhas e a mais importante agora é fazer de tudo para que os meus filhos vivam uma vida plena, além de focar no que é realmente importante: vê-los crescer e passar um tempo com eles, sem submetê-los à angústia de ver sua mãe em um julgamento penal com o desgaste que isso pressupões”, disse.

“Eu me sentia pronta para enfrentar um julgamento e defender minha inocência. Meus advogados estavam convencidos de que teríamos uma vitória. Eu tinha duas opções: seguir lutando até o fim, hipotecando minha tranquilidade e a dos meus filhos, deixar de fazer música, álbuns e turnês, sem poder aproveitar a minha carreira e as coisas que gosto, ou fazer esse acordo e encerrar este capítulo da minha vida, deixando-o para trás. Não é uma vitória ganhar se o preço disso é ter anos da sua vida roubados. Para mim, hoje, ganhar é recuperar o meu tempo”.

Assista abaixo um trecho do julgamento:

Ao vivo