Oscar anuncia categoria inédita para premiar dublês
A ideia surgiu de David Leitch, diretor e produtor por trás de sucessos como “The Fall Guy”, “Trem-Bala” e “Deadpool 2”

Créditos: Divulgação
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta quarta-feira (10) a criação da categoria Melhor Dublê. A novidade chega com tudo no Oscar que vai celebrar os filmes lançados em 2027.
Por trás de cada cena eletrizante, tem um profissional que arrisca tudo para garantir a emoção do público e esses talentos vão ganhar o reconhecimento da Academia. A ideia surgiu de David Leitch, diretor e produtor por trás de sucessos como “The Fall Guy”, “Trem-Bala” e “Deadpool 2”. E olha só que história: antes de chegar a Hollywood como cineasta, ele começou a carreira como dublê e coordenador de ação.
Leitch se uniu a nomes como Chris O’Hara, do coletivo Stunts Unlimited, para apresentar propostas à Academia. A mobilização deu certo: o Conselho de Governadores aprovou a criação da nova categoria competitiva.
Em comunicado oficial, o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente Janet Yang, celebraram a decisão:
“Desde os primórdios do cinema, o design de cenas de ação tem sido parte essencial da linguagem cinematográfica.”
E completaram com gratidão:
“Estamos orgulhosos em homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos, e parabenizamos sua dedicação para alcançar este marco histórico.”
Quando e como será?
As regras de elegibilidade e votação para a nova categoria só serão conhecidas em 2027, junto com o regulamento completo da edição de número 100 do Oscar. A forma como o prêmio será apresentado também está em fase de definição pela liderança da Academia.
Hoje, mais de 100 profissionais de ação já integram o setor de Produção e Tecnologia da organização.
Vale lembrar que a última vez que a premiação criou uma nova categoria foi em 2024, com o anúncio de Melhor Direção de Elenco. Ela fará sua estreia oficial na 98ª edição, premiando os lançamentos de 2025.