01 de dezembro de 2020 - 10:50

Gravadora relança músicas raras de Djavan gravadas em inglês; confira

As faixas fazem parte do álbum "Bird Of Paradise" lançado em 1988 nos EUA.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Divulgação

Um disco raro do cantor Djavan gravado em 1988 e nunca lançado no Brasil, foi relançado pela gravadora Sony. Destinado ao mercado norte-americano, o disco foi batizado de “Bird Of Paradise” e traz algumas músicas do artista gravadas em inglês.

O álbum começou a nascer em 1987, quando rádios do mundo inteiro tocavam “So You Say”, gravada pelo grupo The Manhattan Transfer a partir da sonoridade da frase “Só eu sei”, presente em “Esquinas”, de Djavan.

Nessa época, Djavan já vinha gravando seus discos nos Estados Unidos por iniciativa da gravadora, e aí começou a ideia de mergulhar no mercado fonográfico americano.

Capa do álbum (Divulgação)

Dessa experiência nasceu Bird Of Paradise, com canções do álbum “Não é Azul, mas é Mar”, sendo três delas com letras em inglês: “Bird of Paradise”, uma versão de “Navio”, parceria de Djavan com os filhos Flavia Virgina e Max Viana; “Stephen’s Kingdom”, versão de “Soweto”, um protesto contra o regime do Apartheid que ainda estava em vigor na África do Sul e “Miss Susanna”, uma versão para “Florir” que segundo o próprio é a sua favorita.

O único pedido de Djavan foi para que as versões buscassem ao máximo respeitar a sonoridade das canções originais. Segundo ele, suas composições são muito marcadas pelas palavras e pela língua.

Confira abaixo as músicas de “Bird Of Paradise” e o lyric vídeo de “Miss Susanna”.

Ao vivo