14 de fevereiro de 2024 - 15:18

Escolas de Samba homenageiam Alcione e Fafá de Belém, ícones do MPB

Artista maranhense é saudada pela Mangueira e cantora paraense tem identidade amazônica realçada pela Império de Casa Verde
Por Camila Pimentel - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 meses

Fonte: Reprodução/Internet

As donas de vozes marcantes e referenciais da música brasileira foram homenageadas e saudadas pelo público nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo durante o Carnaval de 2024.

Na Mangueira, uma das agremiações mais tradicionais do Carnaval do Rio de Janeiro, os carnavalescos Annik Salmon e Guilherme Estevão contaram a história da cantora maranhense, Alcione, em desfile que trouxe Maria Bethânia no carro abre-alas na madrugada desta terça-feira (13).

Com o samba-enredo ‘A negra voz do amanhã’, a escola verde e rosa trouxe a homenagem dividida em quatro partes. A primeira apresenta a vida e juventude de Alcione, citando a crença religiosa da cantora. A segunda cita a influência cultural maranhense na bagagem da artista, mencionando manifestações como o ‘Bumba meu Boi’. A terceira narra a mudança de Alcione para a Cidade Maravilhosa e a consolidação de sua carreira musical. A última parte faz referência à Mangueira do amanhã, escola de samba mirim fundada por Alcione, na qual a Dama do Samba acaba transformando o amanhã de diversos jovens ao ensinar ofícios artísticos.

A homenagem da Estação Primeira encerrou o ciclo de comemorações dos 50 anos de carreira de Alcione, celebrados desde 2022.

Confira um trecho do desfile abaixo:

Já o desfile da escola de samba paulista ocorreu na madrugada deste domingo (11) iniciando as comemorações dos 50 anos de carreira de Fafá de Belém, a serem celebrados em 2025.

Desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Barboza e pesquisado pelo enredista Tiago Freitas, o samba-enredo ‘Fafá, a Cabloca Mística em Rituais da Floresta’ homenageia a cantora paraense através dos aspectos de sua vida e carreira que se relacionam misticamente com a amazonidade das tradições, festojas culturais e religiosos dos povo originários e ribeirinhos.

A Império de Casa Verde desfilou no sambódromo paulistano com referências ao Círio de Nazaré e ao Festival Folclórico de Parintins, eventos festivos do norte do Brasil que sublinharam a forte presença artística e espiritual de Fafá na cultura dessa região, expondo a fé e a alegria do povo amazônico.

Confira um pouco do desfile abaixo:

 

Ao vivo