16 de fevereiro de 2024 - 12:38

Baixo de Paul McCartney é reencontrado após 52 anos

A última vez que o instrumento tinha sido visto foi durante a gravação do projeto 'Get Back/Let It Be'
Por Camila Pimentel - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 meses

Fonte: Reprodução/Internet

Na última quarta-feira (14) o site oficial de Paul McCartney anunciou que o baixo desaparecido do ex-Beatle foi encontrado após 52 anos perdido. O instrumento, fabricado em 1961, foi utilizado em canções dos Beatles, como “Twist And Shout” e havia sido roubado em 1972.

O baixo estava no sótão da casa do estudante Ruaidhri Guest, que o recebeu como herança após um parente achá-lo em um loft. Anos depois, o item permanecia na família, mas estava esquecido. Ele voltou para as mãos do Paul após o jovem ter conhecimento do projeto Lost Bass.

Os fãs do cantor realizaram no ano passado uma busca global intitulada “The Lost Bass Project” ou “O Projeto do Baixo Perdido” em português. De acordo com a ação, o instrumento, um baixo elétrico Höfner 500/1, havia sido comprado pelo próprio McCartney por US$ 37 em uma loja em Hamburgo (cidade na Alemanha) e era considerado como seu “favorito”.

“Este é o baixo que McCartney tocou em Hamburgo em 1961, no Cavern em Liverpool e nas primeiras gravações de Abbey Road – ele impulsionou a Beatlemania e moldou o som do mundo moderno”, disse The Lost Bass Project

O grupo formado dedicado aos Beatles ainda observou que Paul havia usado o baixo em Londres em 1969, quando os Beatles estavam gravando o projeto ‘Get Back/Let It Be’ e não tinha sido visto desde então.

“Paul está extremamente grato a todos os envolvidos”, de acordo com a nota divulgada nesta quarta (14)

Ao vivo