22 de novembro de 2021 - 10:07

Enem teve 26% de ausentes, diz presidente do Inep

No primeiro dia do exame, os estudantes fizeram provas de redação, linguagens e ciências humanas.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro, disse na noite de ontem (21) que 74% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) compareceram ao 1º dia de provas. Dos 3.109.762 inscritos, cerca de 808 mil faltaram ao exame.

Durante entrevista coletiva à imprensa, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que considera o Enem um sucesso. O ministro destacou que o percentual de abstenção estaria semelhante às outras edições do Exame.

Segundo Ribeiro, o menor número de inscritos em relação aos anos anteriores não é o dado mais importante, mas sim, o percentual de presença.

No primeiro dia do Enem 2021, os estudantes fizeram as provas de redação, linguagens e ciências humanas. O exame segue no próximo domingo 28, quando serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza.

O tema da redação deste ano foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. A prova teve trechos da música “Admirável Gado Novo”, de Zé Ramalho, além de canções de Gonzaguinha e Chico Buarque e de perguntas sobre racismo, escravidão, erotização da mulher e questão indígena.

Ao vivo