12 de agosto de 2020 - 10:06

Guedes diz que ‘furar’ teto de gastos é caminho para o impeachment de Bolsonaro

Segundo o ministro, descumprir a regra que limita o crescimento dos gastos da União pode levar o Brasil para o caos.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Foto: Luis Macedo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou ontem (11) que os auxiliares que aconselham o presidente Jair Bolsonaro a “furar” a regra do teto de gastos estão levando o presidente para uma zona de impeachment.

Sem citar nomes, Guedes defendeu o teto de gastos, regra que limita o crescimento dos gastos da União, e afirmou que o Ministério da Economia não apoia “ministros fura-teto”.

No entanto, na última semana o Ministério da Economia e a Casa Civil prepararam uma consulta ao Tribunal de Contas da União sobre a possibilidade de o governo federal ultrapassar os limites estabelecidos pelo teto de gastos.

Ontem, após reunião com Rodrigo Maia, que já criticou qualquer eventual tentativa de se modificar a regra do teto, Guedes afirmou que a eventual manutenção em 2021 do padrão de gastos de 2020 vai levar o Brasil “para o caos”.

Ontem o ministro também anunciou os pedidos de demissão de dois secretários da pasta: Salim Mattar da Desestatização e Privatização e Paulo Uebel da Desburocratização, Gestão e Governo Digital.

Ao vivo