10 de maio de 2022 - 09:17

Governo vai zerar imposto de importação de aço e mais 10 produtos

A expectativa com a decisão é conter a alta de preços.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução / Agência Brasil

O governo estuda uma nova rodada de reduções de alíquotas de Imposto de Importação. A ideia é fazer um corte geral de 10% e zerar a alíquota de 11 produtos, incluindo alimentos e aço, que tem grande peso na construção. A expectativa com isso é conter a alta de preços.

É possível que a decisão seja tomada amanhã (11) na reunião da Gecex (Comitê de Gestão da Câmara de Comércio Exterior). A redução será proposta pelo Ministério da Economia.

A Gecex inclui também representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Presidência da República. Em março, o Comitê decidiu zerar as alíquotas de 6 alimentos. A ideia agora é ampliar a lista de produtos isentos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem reunião agendada para hoje (10), com representantes da indústria de aço. A expectativa é de que eles devem se manifestar contra a proposta do governo para zerar o imposto de importação.

A redução geral exige alinhamento com Argentina, Uruguai e Paraguai, os outros países que integram o Mercosul, porque a mudança afeta a TEC (tarifa externa comum).

Ao vivo