06 de maio de 2021 - 09:11

Banco Central decide subir juros para 3,50% ao ano, maior patamar desde maio de 2020

O BC deixou em aberto a possibilidade de um novo aumento da mesma magnitude na próxima reunião, marcada para daqui 45 dias.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Divulgação

O Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, decidiu ontem por unanimidade, elevar a taxa básica de juros da economia em 0,75 ponto percentual, para 3,50% ao ano — o maior patamar registrado desde maio do ano passado, quando a Selic estava em 3,75% ao ano.

O Banco Central também deixou em aberto a possibilidade de um novo aumento da mesma magnitude na próxima reunião, marcada para daqui 45 dias. Se a previsão se cumprir, os juros saltarão para 4,25% ao ano, mesmo percentual vigente em março do ano passado.

Para a tomada de decisão, o Copom considerou os novos estímulos fiscais adotados por alguns países desenvolvidos, que, somados ao avanço da vacinação, “devem promover uma recuperação mais robusta da atividade ao longo do ano”.

Os juros são usados pelo BC como uma ferramenta para tentar controlar a inflação ou tentar estimular a economia. De modo geral, quando a inflação está alta, o BC sobe os juros para reduzir o consumo e forçar os preços a cair. Quando a inflação está baixa, o BC derruba os juros para estimular o consumo.

Ao vivo