03 de abril de 2021 - 10:23

Defesa de Lula pede que suspeição de Moro seja estendida para outros processos

Destinada ao ministro Gilmar Mendes, a petição afirma que processos do sítio de Atibaia e do Instituto Lula “estiveram sob a condução enviesada” do ex-juiz.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Reprodução

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a suspeição do ex-juiz federal Sergio Moro se estenda aos processos do sítio de Atibaia e do Instituto Lula. Até então, a corte só declarou o ex-ministro da Justiça suspeito no caso do tríplex do Guarujá.

Destinada ao ministro Gilmar Mendes, a petição afirma que as ações “estiveram sob a condução enviesada” de Moro, justificando, assim, a nulidade de todos os atos pré-processuais e processuais. Além disso, a defesa alega que há “igual situação jurídica” nos processos.

No dia 23 de março, a 2ª Turma do STF decidiu, por 3 votos a 2, que Moro foi parcial ao condenar o ex-presidente Lula no caso do triplex do Guarujá. A maioria foi atingida depois que a ministra Cármen Lúcia, que havia se posicionado contra o pedido em 2018, quando começou a ser analisado, revisou o voto.

Ao vivo