26 de junho de 2023 - 17:27

Bolsonaro diz que não é ‘justo’ ter direitos políticos cassados às vésperas de julgamento

Supremo retoma julgamento nesta terça-feira (27)
Por Luiz Olímpio - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 10 meses

Durante reunião com deputados do PL na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (26), que “não é justo” afirmar que ele atacou a democracia. A fala foi feita na véspera da retomada do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcado para acontecer nesta terça-feira (27), que pode tornar Bolsonaro inelegível.

“Sabemos o que está acontecendo. É justo cassar os direitos políticos de alguém que se reuniu com embaixadores? Não é justo falar ‘atacou a democracia’”, afirmou o ex-presidente após reunião com parlamentares

A corte eleitoral avalia o suposto desvio de finalidade da reunião que Bolsonaro teve com embaixadores de países estrangeiros, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. No encontro, Bolsonaro teria atacado a integridade do processo eleitoral, especialmente disseminado “desordem informacional” relativa ao sistema eletrônico de votação.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) já defendeu a inelegibilidade de Bolsonaro pela conduta dele no encontro com os diplomatas. Segundo o órgão, o discurso de desconfiança sobre as eleições feito pelo ex-presidente foi capaz de afetar a convicção de parte da população brasileira a respeito da legitimidade dos resultados das urnas.

Mesmo não se considerando “insubstituível”, o ex-presidente falou ser o nome mais popular na legenda. “Tem gente aqui que é mais competente do que eu, mas não tem quem tenha mais conhecimento nacional do que eu. Graças a Deus, tenho o carinho de boa parte da população”, finalizou Jair.

Ao vivo