01 de setembro de 2021 - 09:54

Bento Albuquerque diz que crise energética ‘se agravou’ e pede à população que poupe luz

Em pronunciamento na TV, o ministro disse que “o período de chuvas na região Sul foi pior que o esperado” e que os reservatórios sofreram redução maior do que a prevista.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Reprodução

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um pronunciamento em rede de rádio e TV ontem (31) e afirmou que a crise hídrica se agravou. O ministro voltou a pedir esforços da população e empresas para reduzirem o consumo de energia elétrica.

Albuquerque disse que “o período de chuvas na região Sul foi pior que o esperado” e que os reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste sofreram redução maior do que a prevista.

O ministro ainda explicou que essa perda de geração hidrelétrica equivale a todo o consumo de energia de uma grande cidade como o Rio de Janeiro por cerca de cinco meses.

A falta de chuvas deixou os reservatórios das hidrelétricas em seu pior nível em 91 anos e tem forçado o governo a tomar medidas para afastar o risco de racionamento de energia.

Ontem, durante o discurso, o ministro de Minas e Energia destacou a importância de se evitar o desperdício do consumo de energia. Segundo Bento, a população deve dar preferência para o uso de equipamentos que consomem muita eletricidade durante o período da manhã e nos finais de semana.

Ao vivo