Banco Central inicia primeira fase do open banking
Programa de compartilhamento de dados bancários deve melhorar a oferta de serviços financeiros.
O Banco Central começa a implementar hoje (01) a primeira fase do ‘open banking’, programa de compartilhamento de dados bancários que deve melhorar a oferta de serviços financeiros.
Por meio do open banking, os clientes terão o poder sobre as informações levantadas pelas instituições financeiras, como dados cadastrais e histórico de transações. De posse desses dados, eles poderão procurar outros bancos e incentivar a competição por serviços e crédito mais barato e de melhor qualidade.
A primeira fase do programa começaria a vigorar no fim de novembro, mas foi adiada para este mês a pedido das instituições financeiras.
Elas alegaram que estavam com os serviços tecnológicos comprometidos devido ao aumento das transações eletrônicas com o pagamento do auxílio emergencial e também com a implementação do sistema de pagamentos instantâneos Pix.
O cronograma do open banking terá quatro etapas. Na etapa final, as instituições financeiras poderão trocar informações entre si para oferecer produtos personalizados a cada cliente.