23 de março de 2017 - 12:13

UNESCO aponta importância de reaproveitamento de água

80% dos efluentes são despejados sem o devido tratamento no meio ambiente
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

A UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, chamou a atenção ontem para a importância do reaproveitamento da água residual doméstica, agrícola e industrial.

Segundo o Relatório Mundial das Nações Unidas, divulgado nesta quarta-feira, sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2017, 80% dos efluentes do mundo são despejados sem o devido tratamento no meio ambiente.

Com o nome “Águas Residuais: o recurso inexplorado”, o relatório argumenta que, uma vez tratadas, as águas residuais poderiam se tornar fontes importantes para satisfazer a crescente demanda por água doce e outras matérias-primas. Segundo o estudo da Unesco, 56% de toda água doce captada no planeta se torna água residual, ou seja, esgoto ou efluente industrial ou agrícola.  Mas, enquanto países de renda alta tratam cerca de 70% das águas residuais que produzem, essa proporção cai para 38% nos países de renda média-alta, 28% nos países de renda média-baixa e para apenas 8% nos países de renda baixa.

 No Brasil, estima-se que entre 40% e 50% dessa água seja tratada.

Segundo o estudo, mais de 2 bilhões de pessoas no mundo ainda não têm acesso a saneamento básico.

 

Ao vivo