22 de junho de 2017 - 18:40

TCU identifica servidores de Federais com ‘super-salários’

Número chega à 150 servidores de universidades mineiras; Nove são da UFU.
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O Tribunal de Contas da União determinou a interrupção de pagamentos acima do permitido por lei para cerca de 150 servidores públicos de três universidades federais de Minas Gerais.

Três instituições foram auditadas pelo órgão no estado: a UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, a UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto e a UFU, Universidade Federal de Uberlândia. Os valores pagos acima da legalidade chegariam à 3 milhões de reais.

Por Lei, o valor da remuneração de um servidor público, somado às retribuições e bolsas recebidas de fundações não pode exceder 33 mil, setecentos e sessenta e três reais, o equivalente aos ganhos dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Em relação à Universidade Federal de Uberlândia, o Tribunal de Contas confirmou que entre janeiro de 2015 e junho de 2016, 9 professores receberam mais de 446 mil reais além do que deveriam. A justiça ainda vai avaliar se os servidores deverão devolver o dinheiro à instituição.

A assessoria de comunicação da UFU informou que vai adotar todas as medidas determinadas pelo Tribunal de Contas da União e que a Universidade já está implantando melhorias nos controles internos e de transparência. Disse também que aguarda um posicionamento do tribunal em relação aos valores pagos acima do limite aos nove funcionários, e caso eles tenham que devolver o dinheiro, a UFU pretende tomar as providências necessárias.

Ao vivo