09 de agosto de 2017 - 16:48

STJ arquiva sindicância contra Fernando Pimentel

Governador de Minas é acusado de obstrução de justiça em processo da Lava Jato
Por Lorena Silva - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) arquivou uma sindicância contra o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), por suspeita de tentar obstruir a Justiça na Operação Lava Jato.

A suspeita partiu da delação de Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira Odebrecht. Quando foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Pimentel teria atuado em favor da Odebrecht para obstruir investigações em um processo da Lava Jato.

O pedido de arquivamento foi feito pelo vice-procurador-geral da República, José Bonifácio Borges de Andrada. A solicitação foi aceita pelo STJ no último dia 1º de agosto. Conforme consta na decisão, Andrada alegou que “os elementos colhidos junto aos colaboradores não revelam indícios” de que o governador tenha efetivamente impedido ou embaraçado as investigações. De acordo com o STJ, a sindicância é um procedimento anterior à abertura do inquérito.

Em abril, o Superior Tribunal de Justiça havia recebido o requerimento para abertura de investigação do governador. O STJ é responsável por decidir se autoriza ou não a investigação de governadores com prerrogativa de foro.

 

Ao vivo