10 de abril de 2017 - 15:50

Sem reforma, previdência será ‘impagável’, afirma Planalto

Ministros da Fazenda e do Planejamento participaram de evento hoje.
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

A equipe econômica do Governo Federal, chefiada pelos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles e do Planejamento, Dyogo Oliveira, adotou um tom mais alarmista para defender a aprovação da reforma da Previdência pelo Congresso Nacional.

Na última semana, o presidente Michel Temer cedeu aos apelos de políticos e abriu mão de importantes pontos da proposta original. O recuo do presidente vai reduzir a economia de recursos em mais de R$ 115 bilhões em uma década.

Os pontos alterados são as regras para trabalhadores rurais, benefícios de prestação continuada, pensões, aposentadorias de professores e policiais e regras de transição para o novo regime previdenciário.

De acordo com o portal UOL, os ministros acreditam que, se a reforma não for aprovada neste ano, direitos dos aposentados serão cortados num futuro próximo e a economia não se recuperará bem neste ano.

Segundo Henrique Meirelles, o deputado Arthur Maia, relator da reforma, “pretende apresentar o relatório na próxima semana para ser votado na Comissão Especial da Previdência. Só então, será encaminhado para votação em plenário nas próximas semanas”.

Ao vivo