15 de abril de 2017 - 10:48

Rússia tem o “pai de todas as bombas”

Moscou guarda um projétil quatro vezes mais potente que arma americana
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Depois de os Estados Unidos lançarem a bomba GBU – 43, a mais potente arma não nuclear do arsenal americano, os meios de comunicação russos lembraram que Moscou guarda um projétil quatro vezes mais potente. O “pai de todas as bombas” se encontra nos arsenais da força aérea russa e, após ser desenvolvida no início dos anos 2000, foi testada com sucesso em 2007.

O que se sabe sobre o artefato russo, é que se trata de uma bomba termobárica, conhecida na Rússia como Bomba Aérea de Vácuo de Potência Aumentada. Devido ao caráter confidencial deste armamento, não se conhece nem o fabricante, nem a quantidade de bombas produzidas. A bomba está principalmente destinada a liquidar complexos de cavernas e túneis subterrâneos utilizados como esconderijo por grupos terroristas.

Para descrever o poder destrutivo da bomba, o chefe de pessoal adjunto das forças armadas russas, general Alexander Rukshin detalhou que “todo ser vivo é literalmente vaporizado”.

Os Estados Unidos lançaram um bombardeio na província oriental afegã de Nangarhar com um projétil GBU-43, que acabou com uma base estratégica  do Estado Islâmico (EI) e a vida de pelo menos 36 de seus membros, segundo o governo afegão.

 

Ao vivo