11 de abril de 2017 - 14:36

Relator quer mudanças na transição da reforma na Previdência

Arthur Maia se reuniu com o presidente Michel Temer hoje para tratar do assunto.
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Arthur Maia, relator do projeto de reforma na Previdência em discussão na Câmara dos Deputados, anunciou hoje mais mudanças no projeto enviado pelo Governo Federal.

O deputado participou de uma reunião com o presidente Michel Temer na manhã de hoje, no Palácio do Planalto. Após o encontro, ele comunicou que vai modificar as ‘regras de transição’ da reforma.

Pela proposta original, apenas homens acima de 50 anos e mulheres acima de 45 anos teriam acesso à regra de transição, o que na prática permite a aposentadoria antes da idade mínima, fixada em 65 anos no projeto.

De acordo com Arthur Maia, agora qualquer trabalhador, de qualquer idade, vai poder optar por entrar na regra de transição. Esse trabalhador vai poder se aposentar mais cedo, mas receberá um benefício menor do que aqueles que contribuírem até a idade mínima.

O projeto de reforma da Previdência está em tramitação no Congresso Nacional desde dezembro do ano passado.

O Governo Federal tentou aprovar o projeto na íntegra, mas após uma forte pressão de parlamentares, até mesmo da base aliada, o Planalto voltou atrás e mudou 5 pontos da reforma.

Esse é o segundo recuo de Michel Temer, em um projeto apontado como essencial para o resgate do crescimento econômico nos próximos meses.

Ao vivo