03 de agosto de 2017 - 17:43

Passarela da João Naves começa a funcionar no domingo

As pessoas não poderão mais atravessar a avenida pela faixa de pedestres
Por Lorena Silva - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Mudanças no trânsito de veículos e pedestres na Avenida João Naves de Ávila, próximo à estação 4 do corredor de ônibus da pista. Neste domingo (06), a passarela de pedestres construída em 2012 na avenida vai começar a funcionar.

A partir de domingo, as pessoas não poderão mais atravessar o trecho da avenida pela faixa de pedestres. A travessia terá de ser feita somente pela passarela. De acordo com a Secretaria de Trânsito e Transportes de Uberlândia, grades serão colocadas para bloquear a passagem de pedestres no trecho, e os semáforos serão desativados no local.

Foram contratados nove ascensoristas, que são os profissionais que vão auxiliar na operação dos elevadores disponíveis na passarela. Hoje (03), os ascensoristas passaram por um treinamento no local.

Os elevadores deverão ser utilizados exclusivamente por pessoas com necessidades especiais, como gestantes, pessoas com crianças de colo e idosos. A população em geral deverá utilizar as escadas para fazer a travessia.

Os elevadores vão funcionar todos os dias, de 05:30h da manhã até meia noite e meia.

A passarela da Av. João Naves de Ávila custou aproximadamente 1 milhão de reais para ser construída e funcionou por um curto período, após a inauguração, há cinco anos. Os elevadores não eram acessíveis a deficientes físicos. O Ministério Público Estadual emitiu uma recomendação para que a Prefeitura colocasse a estrutura para funcionar. Este ano, a Secretaria de Trânsito contratou uma empresa para fazer os reparos na passarela, entre eles, a troca dos elevadores.

Foram gastos 179 mil reais só com a reforma. A justiça chegou a bloquear o contrato, pois, foi feito sem licitação mas, depois o tribunal de justiça liberou a obra.

Ao vivo