07 de abril de 2017 - 08:36

Operadores do PMDB vão para o banco dos réus

Jorge Luz e Bruno Luz são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O juiz Sérgio Moro recebeu ontem denúncia do Ministério Público Federal, contra os operadores do PMDB Jorge Luz e Bruno Luz. Pai e filho são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro. Jorge Luz e Bruno Luz estão presos preventivamente desde o dia 25 de fevereiro.

As investigações da procuradoria dão conta de que os dois atuaram como representantes dos interesses de parlamentares e outros funcionários públicos da Petrobrás corrompidos. Eles recebiam de propina em contratos de aquisição e operação de navios-sonda da Área Internacional da Petrobras. Outros sete envolvidos também viraram réus.

O primeiro fato imputado na denúncia é a contratação do navio-sonda Petrobras 10.000 do estaleiro coreano Samsung ao custo de 586 milhões de dólares, entre 2006 e 2008.

Jorge e Bruno Luz atuaram junto aos lobistas Fernando Soares e Júlio Camargo e ao ex-diretor Nestor Cerveró para operacionalizar o pagamento de propina de 15 milhões de dólares, sendo parte destinada a políticos do PMDB e parte destinada a funcionários corruptos da Petrobras.

Para oferecerem a acusação, os procuradores utilizaram provas colhidas durante a investigação, reforçadas por depoimentos e documentos obtidos em colaborações premiadas, quebras de sigilo bancário e fiscal, relatório de Comissão Interna de Apuração da Petrobrás e rastreamento de contas ocultas no estrangeiro.

 

Ao vivo