01 de abril de 2017 - 07:39

Operação Quinto do Ouro

Luiz Fernando Pezão discutiu repasses de propina a conselheiros do TCE
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão participou, em pelo menos duas ocasiões, das negociações para o pagamento de propinas a conselheiros do Tribunal de Contas da União do estado do Rio de Janeiro. A informação consta da delação premiada do conselheiro e ex-presidente do TCE, Jonas Lopes de Carvalho Júnior.

No depoimento, Lopes afirmou que em 2013, o então vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão fez uma reunião em sua casa para discutir como seria a partilha da propina entre os conselheiros do tribunal. Ele disse ainda que havia esquemas de repasses de propinas aos conselheiros do TCE do Rio. Um deles previa o repasse de 1% do valor das obras realizadas no Estado do Rio aos conselheiros do Tribunal.  O encarregado de levar este dinheiro até a corte de contas era o advogado Jonas Lopes Neto, filho do conselheiro.

Os depoimentos foram prestados à Procuradoria Geral da República.

Na quarta-feira passada (29), a operação Quinto do Ouro prendeu cinco conselheiros do TCE: Aloysio Neves, Domingos Brazão, José Gomes Graciosa, Marco Antônio Alencar e José Maurício Nolasco, além do conselheiro aposentado Aloisio Gama.

 

Ao vivo