01 de novembro de 2017 - 18:42

Odelmo Leão e Gladstone Rodrigues são processados pelo MP

Promotoria pede bloqueio de bens e suspensão dos direitos políticos por 8 anos.
Por Lorena Silva - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 5 anos

O Ministério Público Estadual abriu um processo contra o Prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão e o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues, por improbidade administrativa em supostas irregularidades na Fundasus, a Fundação Saúde do Município de Uberlândia.

O promotor Fernando Martins acusa o chefe da Saúde no Município de autorizar a contratação de aproximadamente 150 funcionários da Fundasus, extinta desde janeiro deste ano. O processo será analisado pelo Juiz da Primeira Vara de Fazenda Pública de Uberlândia.

A promotoria também questiona a forma como foram feitas as contratações: sem processo seletivo ou concurso. De acordo com o secretário de saúde, era feita uma análise de currículo e entrevistas. Mas segundo o MP, isso não é suficiente para o serviço público.

O processo apura também pagamentos acima do teto constitucional a dois médicos que assessoram o secretário de Saúde. Segundo o promotor, era responsabilidade do prefeito Odelmo Leão proibir os pagamentos ou abrir um processo administrativo para apurar a legalidade do repasse.

A promotoria pede que a Justiça determine o bloqueio de bens do secretário Gladstone e do Prefeito Odelmo e que eles sejam condenados por improbidade administrativa, determinando a perda dos cargos e a suspensão dos direitos políticos por oito anos, além do pagamento de multa no valor de R$ 413 mil.

Em nota conjunta divulgada pela secretaria de Comunicação do Município, o secretário Gladstone e o prefeito Odelmo Leão disseram que receberam com tranquilidade a notícia da ação proposta pelo MP, e que ambos tem certeza que todas as medidas adotadas pela administração foram legais. Afirmam ainda que estão empenhados para resolver os problemas na saúde pública e para não deixar faltar médicos e profissionais da saúde na rede municipal.

Ao vivo