Novas metas fiscais para 2017 e 2018 serão anunciadas amanhã
Previsão é de que o rombo fiscal seja fixado em até R$ 159 bi.
As novas metas fiscais para 2017 e 2018 serão anunciadas amanhã, às 10h da manhã, segundo comunicado oficial do Ministério da Fazenda. De acordo com a pasta, o ministro Henrique Meirelles e o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, divulgarão os números. Pela manhã, Meirelles informou que a nova meta de déficit primário não deverá chegar a R$ 165 bilhões.
A previsão é de que a meta fiscal deste ano tenha um acréscimo de 20 bilhões, passando de déficit primário de 139 bilhões para um rombo de 159 bilhões de reais, meta fiscal que vigorou em 2016. Para o ano que vem, a meta fiscal passaria de 129 para os mesmos 159 bilhões de déficit.
A arrecadação em queda e uma série de frustrações de receitas dificultam o cumprimento da meta original, segundo o governo.
Além da mudança da meta fiscal, a equipe econômica do Planalto quer a aprovação de projetos no Congresso, como o projeto de lei que extingue a desoneração da folha de pagamento para 46 setores da economia, a reversão das mudanças no Refis, o programa de refinanciamento de dívidas com o Fisco e a criação da Taxa de Longo Prazo, que passaria a corrigir as linhas de crédito do BNDES.