31 de março de 2017 - 10:16

Municípios tem até 30 de junho para apresentar o LIRA

Documento dá informações sobre infestação do Aedes Aegypti
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O Ministério da Saúde determinou que todas as cidades com mais de dois mil imóveis são obrigadas a realizar o LIRA  – Levantamento Rápido do Índice de Infestação para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. As informações devem ser repassadas ao Ministério da Saúde até o dia 30 de junho.

De acordo com técnicos do Ministério da Saúde, a obrigatoriedade do levantamento vai auxiliar o gestor municipal a ter maior sucesso no enfrentamento ao mosquito. A troca das autoridades da saúde que ocorreu no início do ano por conta das eleições municipais, fez com que várias cidades brasileiras atrasassem a entrega do primeiro ciclo deste mapeamento. Os municípios que não fizerem o levantamento não vão receber a segunda parcela do Piso Variável de Vigilância em Saúde, recurso extra que é utilizado exclusivamente para ações de combate ao mosquito.

Para este ano, o Ministério colocou à disposição dos estados e municípios mais de 150 milhões de reais, que está sendo liberado para os gestores em duas parcelas. O dinheiro vai ajudar os estados e municípios a continuarem informando os dados ao Ministério da Saúde.

 

Ao vivo