22 de maio de 2017 - 17:25

MPF/MG quer ponto eletrônico para servidores da UFU

Órgão ajuizou ação para mudar o controle de frequência na instituição.
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O Ministério Público Federal em Minas Gerais ajuizou ação civil pública para obrigar a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a implantar o sistema de controle eletrônico de ponto para os servidores públicos federais que exercem atividades na instituição. A ação foi ajuizada após o MPF receber relatos de irregularidades relacionados à pontualidade e à assiduidade dos trabalhadores da UFU.

Desde 1994, a UFU adota um sistema de controle de ponto por meio de folha individual de frequência. A folha é preenchida manualmente pelo próprio servidor e acompanhada pela chefia imediata. Os procuradores destacaram na ação que dezenas de folhas de ponto foram preenchidas exatamente com o horário estabelecido de entrada e saída.

Em nota, a Diretoria de Comunicação da UFU informou que a universidade “ainda não foi notificada sobre a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal sobre a implantação do sistema de controle eletrônico de ponto para servidores públicos. A previsão é de que, assim que for notificada, a universidade tenha até 72 horas para se manifestar.”.

Ao vivo