23 de junho de 2017 - 13:55

Maggi antecipa reunião com EUA após suspensão de importações

País decidiu suspender importações de carne bovina 'in natura' brasileira ontem.
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi disse hoje que outros países também podem decidir suspender a compra de carne bovina brasileira, após os Estados Unidos terem anunciado a medida, de forma temporária.

O Brasil conseguiu autorização para exportar carne aos americanos em julho do ano passado, depois de 17 anos de negociações. Segundo Maggi, a decisão da suspensão dos EUA, anunciada ontem, se baseia em questões relacionadas ao preparo e limpeza da carne, mas também pode ter sido provocada por pressão dos produtores daquele país.

O ministro falou que pretende antecipar para a próxima semana uma reunião com o Departamento de Agricultura americano, a fim de tentar resolver o impasse e minimizar os prejuízos financeiros.

Maggi disse que foi pego de surpresa pelo decisão do governo americano, já que o Brasil havia vetado a venda da carne in natura em cinco frigoríficos que estavam apresentando problemas, mas ponderou que esse tipo de suspensão temporária é pontual e “normal” dentro do sistema de comércio internacional de alimentos, “especialmente de origem animal”.

Ao vivo