14 de agosto de 2017 - 17:31

Líder do governo diz que não há votos para aprovar distritão

Emenda à constituição precisa de 308 votos para seguir para o Senado
Por Lorena Silva - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O líder do governo no Congresso, deputado André Moura, do PSC, afirmou hoje (14), que a mudança do atual sistema eleitoral para o chamado distritão ainda não tem os votos necessários para ser aprovado pela Câmara. A expectativa é que a reforma política seja votada no plenário nesta quarta-feira.

Segundo o deputado, partidos como o PT, PR e PRB fecharam questão contra o distritão. Por ser um projeto de emenda à constituição, precisa de 308 votos em duas votações para seguir para o Senado, o que segundo Moura, tornaria inviável a aprovação do sistema.

Moura também afirmou que ainda não há consenso sobre de onde virão os recursos que serão usados para a criação do fundo público para financiar as campanhas. A estimativa é que o valor chegue a R$ 3,5 bilhões nas eleições de 2018.

Segundo o líder do governo, os deputados resistem em abrir mão dos recursos das emendas de bancadas e estudam novas maneiras para que esses valores não sejam retirados do Orçamento da União, o que poderia afetar áreas como saúde e educação.

 

Ao vivo