25 de janeiro de 2018 - 20:43

Justiça Federal de Brasília confisca passaporte de Lula

Ex-presidente estava com viagem marcada para amanhã (26).
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 5 anos

O juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, determinou hoje (25) a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que o impede de deixar o país. A informação foi divulgada no início da noite de hoje, pelo site ‘O antagonista’.

O confisco do passaporte havia sido solicitado pelo Ministério Público Federal (MPF). O ex-presidente estava com viagem marcada para amanhã (26), com destino à Etiópia para participar de um evento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A íntegra da decisão ainda não foi divulgada.

Segundo a Agência Brasil, a Polícia Federal informou que já recebeu a ordem de apreensão do documento do ex-presidente.

Ontem (24), o Tribunal Regional Federal 4 ª Região (TRF4) confirmou a condenação de Lula na ação penal envolvendo o tríplex no Guarujá (SP) e aumentou a pena do ex-presidente para 12 anos e um mês de prisão.

Embora o cumprimento da pena não seja imediato, em função do cabimento de mais um recurso, o MPF entendeu que a viagem do ex-presidente poderia trazer riscos para investigação, como a fuga do país. Até a última atualização desta reportagem, a defesa do ex-presidente ainda não havia comentado a decisão.

Ao vivo