10 de junho de 2017 - 09:41

Imprensa internacional repercute absolvição de chapa

Decisão foi por 4 votos a 3 no TSE
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em rejeitar a cassação da chapa Dilma-Temer, ontem, dia 9, repercutiu na imprensa internacional. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o presidente Michel Temer (PMDB) foram absolvidos da acusação de abuso de poder político e econômico na campanha de 2014 por 4 votos a 3. O jornal americano “Washington Post” classificou como uma “grande vitória” do presidente Michel Temer, já que ele foi absolvido das acusações de violação nas finanças da campanha que, em caso de decisão contrária, poderiam tirá-lo do poder.

O argentino “La Nación”, que noticia a decisão na manchete de seu site, destaca que Temer “se esquivou de um de seus maiores desafios de seu governo encurralado”. O espanhol “El Mundo”, que diz que “apesar de o juiz Herman Benjamin, relator do processo no TSE, ter considerado ‘comprovado’ que a campanha foi financiada com dinheiro de corrupção, só dois dos outros seis membros da corte o apoiaram e os quatro restantes formaram a maioria que acabou absolvendo Rousseff e Temer”.

A rede britânica BBC também dá a notícia sobre a não cassação da chapa e diz que a cassação poderia custar a saída de Temer do cargo de presidente. Na reportagem publicada em seu site, a rede diz que é difícil dizer o que acontecerá agora. “A política brasileira está em um estado de crise por algum tempo, em parte alimentada pela maior investigação de corrupção no país”, diz.

 

 

 

 

Ao vivo