14 de abril de 2017 - 09:51

Governo Federal cancelou 85 mil auxílios-doença

Medida gerou uma economia de mais de um bilhão de reais aos cofres públicos
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O governo federal cancelou quase 85 mil auxílios-doença que eram pagos indevidamente. A medida gerou uma economia de mais de um bilhão de reais aos cofres públicos.

No ano passado, o  governo identificou que 1 milhão e 700 mil pessoas estavam recebendo o benefício por determinação judicial sem que tivessem passado por avaliação médica nos últimos dois anos.  Até agora, foram realizadas 87.517 perícias, o que resultou no cancelamento de mais de 73 mil benefícios, 84% do total. O índice é bastante superior ao anunciado inicialmente pelo governo, que disse trabalhar com uma expectativa de reversão de 30% dos benefícios. A estimativa do governo federal é que a revisão de todos os benefícios concedidos por incapacidade gere uma economia anual de 8 bilhões de reais aos cofres da União.

 Depois do pente-fino nos auxílios-doença, a segunda etapa vai ser a realização de perícias em aposentados por invalidez, com menos de 60 anos e que estão há mais de dois anos sem avaliação médica.

Para dar conta da força-tarefa, o governo instituiu um bônus aos médicos peritos do INSS de R$ 60,00 por perícia realizada dentro do pente-fino. Para fazer jus ao valor, as avaliações devem ser realizadas além do horário dedicado às perícias periódicas do INSS.

 

Ao vivo