31 de março de 2017 - 07:43

Governo autoriza reajuste nos preços de medicamentos

Regulação é válida para mais de 19 mil medicamentos disponíveis no mercado
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Governo autoriza reajuste de até 4,76% nos preços de medicamentos a partir hoje. A regulação é válida para mais de dezenove mil medicamentos disponíveis no mercado varejista. O reajuste leva em conta o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado pelo IBGE.

Foram autorizados 3 níveis diferentes de alta, conforme o perfil de concorrência dos produtos, seguindo a lógica de que, nas categorias com um maior número de genéricos, a concorrência é maior e, portanto, o aumento também pode ser maior.

Em nota, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) informa que o reajuste médio ponderado é de 2,63% e que esses índices autorizados “não repõem a inflação passada (IPCA), no acumulado de 12 meses (março de 2016 a fevereiro de 2017) e muito menos os aumentos incorporados à estrutura de custos do setor”.

A Proteste Associação de Consumidores sugere que os consumidores pesquisem em diferentes redes, e não deixem de pechinchar. Há diferenças mesmo dentro da mesma rede, de uma loja para outra e que consultem seu médico sobre a possibilidade de usar a versão genérica do medicamento.

O genérico, em regra, é mais barato.

Ao vivo