24 de março de 2017 - 12:37

Governo americano dificulta liberação de vistos

Objetivo é reforçar o foco sobre potenciais ameaças de terrorismo
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O governo americano decidiu aumentar os procedimentos de segurança antes de conceder vistos de turismo, negócios e para familiares de residentes. Com isso, deve dificultar a vida de milhões de visitantes que planejam viajar para os Estados Unidos.

As novas regras não se aplicam aos trinta e oito países cujos cidadãos podem entrar nos Estados Unidos sem vistos – incluindo a maioria da Europa e aliados de longa data como Austrália, Nova Zelândia, Japão e Coreia do Sul.

Nenhum país do Oriente Médio ou da África faz parte do programa.

O Brasil também não está nessa lista.

As verificações de segurança mais rigorosas para pessoas de seis nações predominantemente muçulmanas ainda aguardam liberação dos tribunais federais, que  bloquearam temporariamente a proibição de viajar imposta pelo governo americano.

Em 2016, os Estados Unidos emitiram mais de 10 milhões de vistos para  estrangeiros. Mas o presidente americano decidiu não esperar mais para endurecer as regras.

Segundo a Agência Reuters, os informes diplomáticos enviados pelos EUA às embaixadas, deixam claro que o governo de Donald Trump quer foco mais intenso sobre o potencial de ameaça ao tomar decisões sobre vistos. “

 

Ao vivo