Foram mais de 26 milhões desempregados no País no primeiro semestre
Número representa cerca de 200 mil pessoas a menos que no trimestre anterior
O Brasil encerrou o segundo semestre deste ano com 26,3 milhões de trabalhadores desempregados ou subocupados. Isso é o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) que foi divulgada ontem, dia 17.
Ao fazer um comparação, o número representa aproximadamente 200 mil pessoas a menos que no trimestre anterior. A pesquisa destaca ainda que exceto no Nordeste, o número de desempregados caiu em todas as grandes regiões do País, entre o primeiro e o segundo trimestre de 2017.
Já foram divulgados no dia 28 de julho os principais resultados da Pnad Contínua e revelaram uma taxa de desemprego de 13,0%. O resultado é 0,7 ponto percentual menor em comparação ao trimestre encerrado em março.
A quantidade de pessoas ocupadas no 2º trimestre deste ano está estimada em 90,2 milhões de pessoas e possuía 68,% de empregados, incluindo domésticos, 4,6% de empregadores, 24,9% de pessoas que trabalharam por conta própria e 2,4% de trabalhadores familiares auxiliares.