Empresas de ônibus do trasnporte público dizem que cobradores serão remanejados
Passageiros relatam que em várias linhas os motoristas que fazer a cobrança da tarifa
Depois de rumores que apontam para a extinção da função de cobrar nos ônibus do transporte urbano de Uberlândia, o sindicato das empresas que operam transporte coletivo na cidade se manifestou pela primeira vez sobre o caso.
Através de nota, o sindicato esclareceu que não está acontecendo demissão em massa de cobradores. O que está ocorrendo, segundo a nota, é um empenho das empresas na requalificação e promoção dos trabalhadores para atuar em outras funções.
Desde a semana passada, passageiros, assim como o sindicato dos funcionários do sistema relatam que muitas linhas já haviam deixado de ter o cobrador de durantes os fins de semana e em parte da noite. E, que essa função estava sendo acumulada pelo motorista que dirigia, cobrava e liberava catraca.
A nota ainda diz que o processo de transição da cobrança da tarifa de ônibus para a bilhetagem eletrônica será feita de forma gradual para garantir a recolocação dos cobradores contratados para outras ocupações. São cerca de 50 profissionais já assumiram novas funções, como motorista, auxiliar de tráfego, manobrista, porteiro, auxiliar de bilhetagem e auxiliar administrativo. Segundo as empresas, o bilhete eletrônico é tendência mundial, pois aumenta a segurança dos passageiros e motoristas, por reduzir o volume de dinheiro “vivo” circulando nos veículos.