07 de agosto de 2017 - 18:51

CPI que investiga contas do IPREMU apresenta relatório final

O prejuízo, segundo a comissão, foi de mais de R$ 340 milhões
Por Lorena Silva - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

A comissão parlamentar de inquérito, a CPI, que investigou as contas do Instituto de Previdência Municipal de Uberlândia, o IPREMU, apresentou hoje (7), durante a sessão da Câmara dos Vereadores, o relatório final dos trabalhos.

O documento tem trinta e sete páginas e reuniu informações de quatro meses de investigações. A comissão apontou irregularidades nas aplicações financeiras realizadas entre 2013 e 2016. A leitura do relatório durou mais de uma hora e meia e foi feita pelo relator da comissão, vereador Juliano Modesto, do Solidariedade.

A CPI foi instaurada em abril. Dez pessoas foram ouvidas, entre elas o ex-prefeito Gilmar Machado, o ex-superintendente do IPREMU, Marcos Américo Botelho e Mônica Silva Resende, Diretora Administrativa Financeira do Comitê de Investimentos do instituto. Segundo a CPI, na gestão do ex-prefeito Gilmar Machado, o dinheiro das contribuições previdenciárias do instituto que deveriam ser aplicadas em bancos oficiais como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal foram retirados e colocadas, em fundos independentes, de alto risco, mesmo com a manifestação contrária do Comitê de Investimentos. O prejuízo, segundo a comissão, foi de mais de 340 milhões reais. A antiga gestão também teria alterado o regimento interno do comitê trocando funcionários efetivos por contratados.

A conclusão dos parlamentares é de que o ex-prefeito Gilmar Machado,  Marcos Américo Botelho e Mônica Resende causaram dano ao município e ofenderam os princípios da administração pública.

O relatório final foi aprovado pelos membros da CPI. Ainda esta semana, cópias do documento serão enviadas ao Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Polícia Federal e Tribunal de Contas do Estado.

Em nota, o ex-prefeito Gilmar Machado informou que não foi notificado quanto ao relatório final da apuração da situação do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Uberlândia. Disse também que vai se pronunciar sobre o assunto, tão logo seja notificado e tenha acesso ao documento.
O ex-prefeito reafirma que a gestão do Ipremu foi feita de forma transparente e eficiente, e que continua à disposição dos vereadores para qualquer esclarecimento.

Até o momento, a nossa equipe não obteve resposta dos outros citados.

 

Ao vivo