05 de julho de 2017 - 10:15

CCZ desenvolve ação contra raiva após encontrar morcego

Esta é uma ação emergencial de prevenção à raiva do CC
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Não existe registro de caso de raiva animal há mais de trinta anos em Uberlândia. Como forma de manter o controle, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)realizam uma vacinação emergencial. A medida é desenvolvida depois que um morcego contaminado foi encontrado no município.

Esta é uma ação emergencial de prevenção à raiva do CCZ que teve início no bairro cidade jardim, setor Oeste da cidade, onde o morcego contaminado foi encontrado. Equipes farão visitas às residências, tanto no bairro Cidade Jardim, quanto no bairro Planalto, em um raio de 300 metros do local onde o animal foi localizado. Todos os cães e gatos que receberam a vacina há mais de três meses estão sendo vacinados novamente. Em caso de ausência do morador, é deixado na caixa dos correios um panfleto informando sobre a vacinação gratuita.

Quando um morcego for encontrado morto a pessoa não pode pegá-lo sem nenhuma proteção nas mãos. O correto é colocar uma caixa de papelão ou qualquer outro recipiente por cima do animal e ligar para o CCZ. Caso o morador ou bichinho de estimação seja mordido ou arranhado por morcego, é importante avisar CCZ para que o animal receba acompanhamento por 180 dias e o morador ser avaliado sobre a necessidade de receber a vacina.

A população pode entrar em contato com o CCZ através do número de telefone: 3213-1470.

Ao vivo