02 de fevereiro de 2021 - 09:42

Arthur Lira vence Baleia Rossi e é eleito presidente da Câmara

Logo após ser eleito, Lira cancelou a formação do bloco formado por 10 partidos que apoiou o adversário.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Foto: Cleia Viana

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito na noite de ontem (01) presidente da Câmara dos Deputados e ficará no comando da Casa Legislativa pelos próximos dois anos, até 2023.

Lira recebeu 302 votos, mais que o dobro do segundo colocado, Baleia Rossi (145 votos) e mais que a metade dos 505 votantes. Com isso, a vitória foi definida já no primeiro turno.

Líder dos partidos do Centrão, que fazem parte da base do governo na Câmara, o deputado tinha o apoio do Palácio do Planalto. O resultado representa uma vitória política do presidente da República, Jair Bolsonaro, que trabalhava para ter um aliado no comando na Casa.

No primeiro discurso como presidente, Arthur Lira defendeu a vacinação da população contra a Covid-19 e o equilíbrio nas contas públicas.

O presidente da Câmara também ocupa o segundo lugar na linha de sucessão da Presidência da República. Na hipótese de Bolsonaro e o vice, Hamilton Mourão, estarem fora do país, quem comandará o Planalto será Lira.

Logo após ser eleito presidente da Câmara, Lira cancelou a formação do bloco formado por 10 partidos que apoiou o adversário Baleia Rossi.

Além disso, o parlamentar anulou a votação para os demais cargos da Mesa Diretora e determinou a realização de uma nova eleição para a escolha dos integrantes. A Mesa Diretora é composta pelo presidente e mais dez cargos: dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro suplentes.

O cronograma definido por Lira prevê que os líderes partidários se reúnam às 11h da manhã de hoje (02), para escolher os cargos a partir da nova divisão. A eleição será às 16h.

A divisão das cadeiras é feita de acordo com o tamanho dos partidos ou blocos. O argumento de Lira é que o bloco de Baleia Rossi foi formalizado após o prazo estipulado – e, por isso, não deveria ser considerado.

Com o desmembramento do bloco, os partidos que apoiaram a candidatura de Baleia Rossi passam a ser contados de maneira individual na divisão proporcional dos cargos na Mesa Diretora.

Ao vivo