Furacão Harvey chega à categoria 4 e atinge o Texas nos EUA
Fenômeno registrou ventos de mais de 200 km/h. Situação é de catástrofe natural.
O furacão Harvey atingiu a costa do Estado do Texas, nos Estados Unidos na madrugada deste sábado. Com ventos de mais de 200 km/h, esse é o furacão mais severo nos Estados Unidos dos últimos 13 anos, e o mais forte do Texas desde 1961, desde Furação Carla.
Harvey chegou a ser classificado na categoria 4 da escala Saffir-Simpson, que vai até 5, com perspectiva de ventos entre 210 e 249 km/h. Durante a noite, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos rebaixou a categoria para 2, já que a velocidade máxima medida no momento era de 185 km/h.
A forte tempestade provoca elevação do mar e inundações em grande parte da costa do Golfo do México, no sul do país. A previsão é de que a chuva acumulada chegue a 90 centímetros e o nível das águas suba até 4 metros.
Estima-se que até 6 milhões de moradores estejam no trajeto dos ventos, além das principais refinarias de petróleo do país. Diante do alerta, o preço dos combustíveis subiu nos últimos dias e placas alertavam a população a abastecer veículos.
A pedido do governador do Texas, Greg Abbott, o presidente Donald Trump declarou situação de catástrofe natural no Estado no final da noite desta sexta.