21 de agosto de 2025 - 17:55

Beatles instigam fãs com sinais de “Anthology 4”

Beatles instigam fãs com sinais de “Anthology 4”. O projeto multimídia da banda, inclui documentários, coletâneas raras e rumores de faixas inéditas
Por Daniel Vieira Bueno - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 meses

Foto: Reprodução Instagram

Na última terça-feira (19), a conta oficial dos Beatles, junto aos perfis de Paul McCartney, Ringo Starr, George Harrison e John Lennon, publicou um carrossel de fotos numeradas de 1 a 4, levantando suspeitas sobre o possível lançamento do “Anthology 4”.

A novidade movimentou fãs e imprensa, que passaram a acompanhar qualquer atualização sobre o projeto.

O que é “The Beatles Anthology”

“The Beatles Anthology” é um projeto multimídia iniciado em 1995. Ele reuniu documentário, livro e três coletâneas de música do grupo.

A primeira parte, “Anthology 1”, trouxe gravações raras e performances ao vivo de 1958 a 1964, além de faixas com o baixista Stuart Sutcliffe e o baterista Pete Best.

Em 1996, “Anthology 2” foi lançado com mais raridades, ensaios do álbum Help! e a faixa inédita “Real Love”, escrita por John Lennon e completada postumamente por McCartney, Starr e Harrison.

“Anthology 3”, também de 1996, apresentou sessões de ensaio de Let It Be e Abbey Road, versões alternativas e faixas descartadas anteriormente.

Em 2000, o projeto ganhou o livro The Beatles Anthology, reunindo entrevistas com os quatro integrantes, o produtor George Martin e colaboradores, além de mais de mil fotos e ilustrações.

O que esperar do “Anthology 4”

Além da publicação enigmática no Instagram, o site oficial dos Beatles passou por reformulação, sugerindo movimentações em torno de uma nova etapa da antologia.

Nas redes sociais, fãs já pedem o lançamento da música “Carnival of Light”, faixa de 14 minutos idealizada por McCartney em 1967.

O próprio Macca comentou sobre a faixa:

“Estávamos ouvindo tudo o que já havíamos gravado. Eu disse que seria ótimo incluir isso porque mostraria que estávamos trabalhando com coisas realmente vanguardistas… Mas foi vetado. Os caras não gostaram da ideia, tipo ‘isso é uma porcaria’.” [via The Guardian]

O suspense continua, e o público agora aguarda confirmações oficiais sobre o que pode se tornar a quarta parte desta coleção histórica dos Beatles.

Ao vivo