08 de julho de 2025 - 10:50

“Poema”: a música que Cazuza escreveu para a avó e Ney Matogrosso eternizou

A música só veio a público 23 anos após a morte de Cazuza, quando Ney Matogrosso a gravou em 1999
Por Camila Pimentel - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 5 meses

Foto: Reprodução

Entre tantas letras escritas por Cazuza, algumas ficaram apenas no papel por anos. Uma delas ganhou vida apenas décadas depois de sua criação — e se tornou a canção mais tocada da carreira de Ney Matogrosso. Escrita na década de 1970, “Poema” foi um presente de Cazuza para sua avó paterna, Maria José.

A música só veio a público 23 anos após a morte do artista, quando Ney Matogrosso a gravou em 1999. De acordo com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), a faixa é a mais tocada de Ney em todos os tempos.

Segundo Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, a avó guardou a letra durante toda a vida. Em entrevista a Pedro Bial, ela lembrou o pedido da sogra:

“Minha sogra dizia: ‘Cazuza, não espera eu morrer para fazer uma poesia para mim. Faz enquanto eu estiver viva’. Passaram-se os anos e ela me disse que ele já tinha feito a poesia. ‘Está comigo, mas não vou te mostrar’. Eu disse ‘Está bom’.”

Lucinha descobriu o texto apenas após o falecimento da sogra, aos 100 anos:

“Quando minha sogra morreu, minhas cunhadas perguntaram o que eu queria dela. Eu disse que queria as fotos do Cazuza que ela tinha, e os LPs que ele autografou para ela. Quando eu abro a sacolinha, tinha um poema junto. Era o tal poema, 23 anos depois.”

Em posse do texto, Lucinha convidou Robert Frejat, parceiro de Cazuza no Barão Vermelho, para criar a melodia. Com a canção pronta, Ney Matogrosso — que teve um relacionamento com Cazuza nos anos 1980 — foi chamado para interpretá-la.

“Poema” entrou no álbum Olhos de Farol, lançado em 1999, e se transformou em um dos grandes sucessos da carreira solo de Ney. Atualmente, é a faixa mais ouvida do cantor no Spotify.

A força da letra e o contexto afetivo que envolve a canção contribuem para sua recorrente viralização, especialmente em datas como o Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho.

Em 2023, por exemplo, a música voltou aos holofotes com uma trend no TikTok. Naquele período, “Poema” acumulou cerca de 1,7 mil postagens diárias na plataforma e atingiu 27 mil reproduções por dia no Spotify — um aumento de 20%.

Confira “Poema” abaixo:

Ao vivo